Ihh, escapou…

É verdade que não faz mal desistir por um tempo e voltar à fralda?

Existem dois sinais essenciais de que talvez esteja na hora de dar um tempo no desfraldamento:

Você perde a paciência toda vez que o xixi ou o cocô escapam, por mais que tente manter a calma, e isso está acabando com a paz da família.

Seu filho parece não ligar de estar sujo ou molhado. Faz o xixi ou o cocô na calça e fica com cara de paisagem — às vezes parece até que é de propósito, só para irritar você.

Quando a situação está assim, quanto mais você insistir, mais ela tende a piorar. Não tem problema voltar atrás. Seu filho não vai se sentir um fracasso por isso (e nem você deve se sentir!). Simplesmente não estava na hora.

Pode ser que dali a algumas semanas ele se interesse de novo e vocês poderão fazer nova tentativa, com mais chance de sucesso.

Outro motivo para justificar um tempo no desfraldamento é a criança estar sofrendo muito de prisão de ventre. Você pode voltar às fraldas em tempo integral, ou ensinar seu filho a pedir a fralda só na hora de fazer cocô. Pode ainda manter a fralda da noite, porque aí a criança tem a chance de “aproveitar” e fazer cocô antes de dormir ou depois de acordar.

Caso seu filho esteja ficando sequinho durante o dia, mas à noite o xixi sempre escape, você pode usar a tática de voltar às fraldas só durante a noite, sempre tomando cuidado em não fazer pouco do seu filho por ainda precisar da fralda para dormir.

Vale a pena mencionar o caso para o pediatra na consulta de rotina. Exames de fezes e de urina podem garantir que não haja uma infecção urinária (comum em meninas nessa fase) ou alguma parasitose que estejam dificultando o processo.

Caso haja prisão de ventre, é bom conversar com o médico para que ele dê orientações para uma dieta mais laxante.

Mas você não precisa voltar atrás apenas se a criança estiver deixando escapar o xixi ou o cocô uma vez ou outra. Isso é normal no processo de desfraldamento.

Pode acontecer de seu filho mostrar um certo retrocesso uma vez que tenha passado a empolgação inicial de usar o penico ou o banheiro. Também é comum que as crianças “esqueçam” de pedir para fazer xixi ou cocô se estão entretidas no meio de uma brincadeira — o que não quer dizer que você precisa voltar com as fraldas.

Avalie também se não há algum componente emocional para seu filho ter voltado a fazer xixi ou cocô na calça. Mudanças fortes de rotina, como uma nova casa ou a chegada de um irmãozinho, podem afetar o processo de desfraldamento.

Para voltar às fraldas, não é preciso fazer discurso de decepção nem dar grandes explicações. Também não deixe que a criança veja esse momento como um castigo. Diga a seu filho que a partir daquele dia ele vai voltar a usar fralda, e não toque mais no assunto.

Avise na escola que esta foi a decisão da família e peça que os professores e funcionários a respeitem, colocando a fralda na criança, sem fazer comentários e sem chamar a atenção dos coleguinhas, para que não haja brincadeiras depreciativas.

Mantenha essa atitude por um bom tempo. A família vai ficar mais tranquila e a criança, mais segura. Você vai ver que, conforme o tempo passa e a criança começa a observar os amigos que já largaram a fralda, ela vai voltar a demonstrar interesse. Segure a ansiedade e espere até a iniciativa partir dela. Com a colaboração dela, tudo será bem mais fácil quando vocês resolverem tentar de novo.

Ele está falando que quer pôr a cuequinha? Ela exigiu vestir a calcinha? Vá na onda e aproveite o entusiasmo, sempre prestando atenção para não cometer os erros mais comuns do desfraldamento.